http://i30.tinypic.com/2crn210.jpg

Big Brother Brasil

Big Brother Brasil

A TV Globo, uma das emissoras no mundo que comprou os direitos de exibição do formato pela produtora holandesa Endemol, entra na nona edição da atração, que é exibida diariamente, durante três meses. Assim, o canal brasileiro passa a dividir com a Espanha o recorde em exibição de edições.

- O programa consiste no confinamento de um número de participantes (na maioria das edições, 14 ao todo) em uma casa cenográfica sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior. Os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. A cada semana um competidor é eliminado por votação popular, até que fique somente o grande vencedor. Originalmente o prêmio para o vencedor era de quinhentos mil reais. Da quinta edição em diante, o prêmio foi aumentado para um milhão de reais. Também há prêmios menores para outros dos primeiros colocados e um prêmio de participação para cada um dos competidores que não tiver desistido. Outros prêmios (geralmente não em dinheiro) oferecidos por patrocinadores são disputados esporadicamente ao longo do programa.

- O Big Brother Brasil, desde a sua primeira temporada, vem causando polêmica - uma das pretensões do programa, buscando visibilidade e audiência - por aqueles que são contra a exibição em horário nobre de atitudes cometidas por alguns participantes do programa, que são ofensivas a valores e culturas de vários setores da sociedade brasileira.


- O Ministério da Justiça tem se mostrado especialmente atento a demonstrações de comportamento impróprio dos participantes em episódios de bebedeira, linguagem ofensiva e racismo. O programa, no Brasil, é classificado com impróprio para menores de 16 anos, e geralmente vai ao ar após as 22h.

- Pacotes de pay-per-view são oferecidos pela televisão por assinatura e pela internet, proporcionando uma cobertura de 24 horas das câmeras da casa.